4 passos para limpar, lubrificar e manter sua máquina de costura como nova

Lembre-se: você deve limpar e lubrificar sua máquina de costura dependendo do quanto você a usa e dos tipos de tecido que costura.

Ou seja, se você costura com bastante frequência e usa tecidos que “desfazem” como veludo, precisará limpar sua máquina muito mais vezes. Se você é um usuário leve a moderado, pode limpar sua máquina de costura a cada poucos meses. A regra geral é que, se você ouvir chiados ou ver acumular fiapos, é hora de limpar!

+ Veludo: dicas valiosas para usar essa textura que é a cara do luxo no décor

+ Faça você mesmo: como fazer uma capa de almofada do tipo envelope em 3 etapas

+ Liso, estampado, de algodão ou sintético? Aprenda como escolher os tecidos de todos os estofados de casa

Dicas de manutenção e limpeza da máquina de costura. Fotos: Pexels
Dicas de manutenção e limpeza da máquina de costura. Fotos: Pexels
PASSO 1

Primeiro, desconecte sua máquina da tomada. Para preparar sua máquina de costura para limpeza, remova a placa de costura onde a maior parte da poeira e das fibras do tecido tendem a se acumular. Leia o manual da sua máquina de costura para ver como remover a placa de costura. Algumas máquinas vêm com uma chave de fenda que desparafusa a placa, enquanto outras simplesmente deslizam.

PASSO 2

Use uma escova de nylon para coletar toda a poeira e entrar entre todos os cantos. Se você tiver uma caixa de bobina, retire-a e limpe-a completamente. Certifique-se também de limpar e entre os cães de alimentação. Use a ponta de uma chave de fenda para empurrar a poeira ou escove com a escova de nylon.

Dicas de manutenção e limpeza da máquina de costura. Fotos: Pexels
Dicas de manutenção e limpeza da máquina de costura. Fotos: Pexels
PASSO 3

Depois que a parte inferior da máquina estiver limpa, é hora de lubrificar sua máquina. O óleo de máquina de costura é um lubrificante especialmente formulado para manter as peças da máquina funcionando, evitando atrito e eventual desgaste.

Para aplicar, use uma mão para girar o volante para frente e para trás e veja onde as partes móveis se tocam e o atrito é criado – é ali que você precisa lubrificar. Coloque um pouquinho de óleo de máquina de costura nessas partes móveis e realmente certifique-se de que é óleo de costura especificamente. Sua máquina pode vir com um pequeno recipiente de óleo. Depois de lubrificar, gire a roda para frente e para trás algumas vezes para espalhar o óleo.

PASSO 4

Pegue um pedaço de tecido (a musselina é boa de usar) para absorver qualquer óleo em excesso no corpo da sua máquina. Você não quer que nenhum óleo entre no seu próximo projeto! Em seguida, instale novamente na placa de costura e sua máquina de costura está pronta para ser usada novamente.

Você pode pegar um pano de pó e limpar todo o corpo da máquina, ao longo do caminho da linha. Conecte sua máquina de volta e use um pedaço de retalho para fazer algumas costuras de teste antes de começar seu próximo projeto de costura.

Aqui está nossa última dica: A melhor coisa a fazer para evitar o acúmulo de poeira e detritos em sua máquina de costura é cobri-la quando não estiver em uso! Sua máquina pode já vir com uma capa, mas você também pode fazer a sua.

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:

+ Tudo pronto para costurar? Aprenda como preparar o tecido e garanta ótimos resultados

+ Transforme um cobertor velho nestas almofadas de inverno quentinhas e confortáveis

+ Alta-costura: Dior apresenta coleção em Paris focada em bordados

DecorStyle.com.br
Back to top